quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Copied Moveset Punk

"Mais uma vez o frango metendo o pau na WWE!" você vai dizer, mas calma amigos, dessa vez o negócio é mais geral. Venho aqui reclamar de lutadores que andam fazendo fama sem originalidade nenhuma e descaradamente roubando não só golpes, mas spots inteiros, de lutadores japoneses. O que eu vi no programa da ECW do dia 21 foi a gota da água:



Quem não assiste puroresu (wrestling japonês) não reconheceu, mas esse golpe é uma cópia (muito mal feita por sinal) disso:



É o Go 2 Sleep, finisher há muito tempo do KENTA. O que me irrita não é que ele roubou um golpe, isso acontece toda hora na luta livre. O problema é que o CM Punk em particular tem boa parte do moveset copiado (alguns dizem "inspirado") em lutadores japoneses, e não só isso, ele copia os golpes principais dos caras, golpes que tornam os caras de lá, únicos. Do KENTA, além do Go 2 Sleep, ele tirou o KENTA Combo, tapa por tapa, igualzinho; o Anaconda Vice, finisher há muito tempo do Hiroyoshi Tenzan; a joelhada na cara no corner, marca registrada do Yuji Nagata; os face-wash kicks, característicos de Shinjiro Ohtani e Koji Kanemoto, etc. Ver lutas dele é quase como assistir um vídeo com os "Melhores Momentos do Puroresu". Aliás esse vídeo abaixo é mais ou menos isso. É um video de highlights dele na ECW. Quem tá familarizado com puroresu deve rir muito, 99% dos golpes mostrados ali são peculiares de outros lutadores.



Isso não acontece só com ele, na verdade. Outro queridinho da galera, Samoa Joe, tem spots idênticos e imortalizados por lendas do puroresu como Genichiro Tenryu (o lance do "soco, chop, soco, chop" no cornet) e Toshiaki Kawada (Running Face Kick no corner, Snap Mare, chop no peito, chute nas costas, corre pras cordas e finaliza com um Knee Drop). O Joe também faz o face-wash, mas ele lutou na Zero-One e trabalhou com o próprio Ohtani, então tem motivos pro Joe ter começado a usar, até mesmo como uma homenagem. A diferença é que o Joe conseguiu implementar esses golpes em seu personagem e ao mesmo tempo tornar seu gimmick diferente. Ainda é uma cópia de certos lutadores, mas o Joe inova em outros aspectos.

E o Benoit então? No começo da carreira era praticamente um clone do Dynamite Kid, até o mesmo finisher usavam. Mas esse é um caso onde ao invés de copiar o gimmick ou golpes, ele se espelhou em um lutador. Como disse numa entrevista, Benoit pediu pessoalmente ao Dynamite Kid permissão pra poder usar o Diving Headbutt como finisher. Não só isso, mas o gimmick do Pegasus Kid sirgiu numa época em que o Dynamite Kid não lutava mais (não com o mesmo estilo). O Benoit apresentou o estilo de luta dele a uma nova geração, isso é bem diferente do que o Punk tá fazendo hoje, copiando as marcas registradas de lutadores que não só lutam na mesma época, como também já dividiram o mesmo ringue com ele, como é o caso do KENTA. Sem contar que o Benoit foi evoluindo com o tempo, e apesar de ter ainda hoje traços do estilo do Dynamite Kid, tem definitivamente um estilo próprio.

Uma das diferenças entre a luta livre no Japão e a cena independente dos EUA tá relacionada com isso. No Japão os lutadores iniciam a carreira com movesets bem básicos, e aos poucos vão ganhando experiência e implementando novos golpes ao passar do tempo, chegando ao ponto em que os golpes deles são realmente caracteristicos deles, fazem parte da personalidade do lutador. Tanto é que os finishers no Japão na maioria das vezes são golpes comuns. Backdrop (Takeshi Morishima), Northern Lights Suplex (Hiroshi Hase), German Suplex (Yoshihiro Takayama), etc. Nas indies não, os movesets dos lutadores são cheios de purpurina, e quanto mais voltas no ar o cara der melhor (O Canadian Destroyer do Petey Williams que o diga). O wrestling independente lá tá saturado num ponto em que é difícil prum lutador ter qualquer personalidade quando se trata de moveset.

Resumindo, o CM Punk estudou artes marciais e conhece muito bem a luta livre, ele não tem porque não criar um moveset decente que seja característico dele e que não seja uma compilação japonesa. Acho que ele juntando isso com a habilidade no microfone que ele já domina, tem tudo pra se dar bem na ECW.

6 Comentários:

At 3:49 PM, março 01, 2007, Blogger Mateus "Nemo_Taker" disse...

Hahaha, mandou bem frangolino...
ahh, mas sei lá, golpe não é registrado por ninguém, e é até meio forçado esse lance de copiar... a menos que tenha algum código secreto entre os wrestlers LOL

é até meio que uma homenagem, porque aí um vai ver, vai lembrar que ele viu aquele cara lá no Japão fazendo...uma coisa leva a outra =D

mesmoo assim, o cara tem um finisher bacana, o Pepsi Plunge...
e também tem aquela coisa... se vai copiar, copia direito néé...
mesmo com aquela joelhadinha mixuruca, os gringos quase pularam da cadeira... hauehauhehaea

apesar de tudo, mandou bem no artigo ;D

 
At 4:21 PM, março 01, 2007, Blogger Victor disse...

po...sei la...
eu meio que discordo...
ta bom pode até ser um pouco cópia, mas será que isso não é bom para as pessoas "descobrirem" esses golpes, pois nem todos assistem puroresu e nem todos tem a oportunidade...
é muito relativo isso...

 
At 1:44 PM, março 02, 2007, Anonymous Ralph disse...

Bom, estou de acordo com o Frango, pq tbm num vejo graça nenhuma em ficar copiando golpes dos outros.

É a mesma coisa do Morishima começar a dar Tombstone Pilledriver e Last Rides!!! O povo vai falar que ficou nojento e uma cópia fajuta do Taker... ou eu to aumentando!?

Também acho que o que o Punk tah fazendo, é um tanto besta, jah que ele é o todo fudidão da WWE e quem mais manja... logo teria capacidade de fazer seus próprios golpes.

By the way... alguém já o viu dando Pepsi Plunge na WWECW????

 
At 4:33 PM, março 03, 2007, Blogger Mateus "Nemo_Taker" disse...

É, tá certo Ralph...

ele nunca mandou pepsi plunge lá... e nem nunca vai dar, por causa que é muito parecido com o pedigree... de fato, é um pedigree! ^^'

na verdade, nunca vi o Punk mandar nem um Shining Wizard na WWE...

será que até isso é proibido? o0

 
At 11:52 PM, março 03, 2007, Blogger Felipe disse...

Na real eu li que ele deixou de fazer o Pepsi Plunge pq tava com dores no joelho. Vai saber...

 
At 2:14 AM, março 04, 2007, Blogger Thrymheim disse...

Pelo que parece o Pepsi Plunge não é usado, por causa que o Triple H (queridinho do sogrinho) disse que isso iria ofuscar o Pedigree.

Nemo, acho que Shining Wizard é restrito sim, pelo menos o Helms mando um a muitooooooooooooooooooo tempo atrás...

 

Postar um comentário

<< Home