quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Puroresu for dummies - Parte 2

Bom, na segunda parte da nossa aula de puroresu pra iniciantes, eu irei falar sobre dois lutadores japoneses que fizeram parte da atual história da WWE, TAKA Michinoku e Sho Funaki, porém darei mais enfoque em um deles: TAKA Michinoku. Eu poderia falar de todos os lutadores japoneses que lutaram na WWF: Fujinami, Hamada, Sasuke, Dragon, Hakushi, entre vários outros, mas escolhi esses dois principalmente pelo fato de que foram os japoneses que o público novo, ou nem tão novo assim, se lembra mais.

TAKA Michinoku, que na verdade se chama Takao Yoshida, é natural da prefeitura de Iwate, mais precisamente da aréa de Monoka, nascido no dia 26 de outubro de 1973. Ao contrário que muitos pensam, ele não é sobrinho do Great Sasuke, é apenas discípulo. O nome Michinoku seria uma espécie de "paródia" com o Sasuke, que no começo da carreira usava o nome de Masa Michinoku, sendo que Michinoku em japonês significa nordeste, que é a parte do Japão onde o Sasuke nasceu. O "debut" do TAKA uns dizem que foi em 1991, outros dizem que foi em 1992 (tanto que no site da Kaientai Dojo tá como debut dele em 9/4/1992 contra o Super Tiglet), mas ninguém se engana quanto a fed: Japanese Universal Pro-Wrestling, que é a fed do Gran Hamada, sendo que em 1993, ele se moveu pra fed. do Sasuke, a Michinoku Pro, onde começou a fazer sucesso com seu nome.

Em 1996 ele fez o "debut" dele na grandiosa do Japão, a NJPW, e também ganhou o primeiro title de expressão da carreira dele, mais precisamente pelas datas fornecidas, em 5 de maio de 1996, na FMW, derrotando Kouji Nakagawa pelo Jr. Title da FMW. Um fato curioso é que ele ficou segurando esse title por 14 meses! Em junho do mesmo ano, ele e o Funaki juntaram Dick Togo, Shiryu (Kaz Hayashi) e Mens Teioh e formaram o tão famoso Kaientai DX. No ano seguinte, eles foram aportar na ECW, com o gimmick de "Blue World Order International" em alusão a famosa nWo. Na ECW eles a famosa 6-man-tag team match, no 1° Barely Legal, em 1997: Great Sasuke/Gran Hamada/Masato Yakushiji vs TAKA Michinoku/Terry Boy/Dick Togo.

No ano seguinte, TAKA estreiou na WWF e logo ganhou seu primeiro title, o recém criado Jr. Heavyweight Title, derrotando Brian Christopher, mais conhecido como Grand Master Sexay, na final do Jr. Heavyweight Tournament. Ainda em 1998, TAKA mantia seu title, derrotando no "No Way Out" Pantera. No Wrestlemania XIV, em Boston, TAKA continuou detentor de seu title, derrotando Essa Rios, que naquele tempo era conhecido como Aguila. Em Março, a Kaientai finalmente se juntara com TAKA na WWF, só que em pouco tempo, TAKA se separou e teve feud com alguns dos membros da stable. No King of The Ring, TAKA se juntou com os The Headbangers para derrotar a Kaientai, que havia derrotado ele e Bradshaw no Over The Edge daquele ano. Porém logo após essa luta ele se juntou com a Kaientai novamente. Então em 99, a WWF cedeu TAKA para a ECW e novamente ele derrotou Essa Rios, agora com o gimmick de Papi Chulo, no Cyberslam, Porém em maio ele perde seu o título para Super Crazy.

Pouco tempo depois, ele retornou para a WWF, mas agora só com Funaki, formando novamente o Kaientai.Pode se dizer que a tag fez bastante sucesso na WWF, vendendo camisetas, que seriam a principal marca da tag, e tendo spots bastante engraçadas, sendo que a primeira frase que TAKA falou em inglês na WWF foi "You, Jackass" para Jerry Lawler. TAKA e Funaki continuaram lutando na WWF, e TAKA, mesmo com seu ombro machucado, em 2000, desafiou HHH para o World Heavyweight Title, tendo nesse momento o maior de sua carreira. Em 2001, TAKA deu uma parada em sua carreira para cuidar de seu ombro e nesse tempo, enquanto seu contrato chegou no ponto de ser renovado, muitos jornais no Japão disseram que ele renovara seu contrato, o que foi uma grande mentira, pois TAKA estava montando sua própria fed, a Kaientai Dojo.

TAKA ficou em recuperação e em 2003, no aniversário de 10 anos da Michinoku Pro, a Kaientai estava de volta com sua original formação. Em 2003 também houve rumores de sua volta para a WWE, porém nada aconteceu. TAKA continua firme e forte na Kaientai Dojo, fazendo lutas também na Hustle e na AJPW. Quanto a Funaki, ele continua na WWE, porém com um gimmick totalmente fora do contexto, como reporter de backstage e botando ele em dark matches e lutas com pouca expressão. Isso é uma amostra como a WWE não sabe aproveitar corretamente seus talentos.

Outra coisa que podemos citar é que o Michinoku Driver não é invenção dele e sim de Great Sasuke. TAKA apenas fez a segunda versão dele. TAKA também é conhecido pelos grandes "reinados" de títulos, segurando o AJPW World Junior Heavyweight Title, Michinoku Pro Tohoku Junior Heavyweight Title e o Kaientai Dojo Strongest-K Title simultaneamente por quase 10 meses.

Espero que nessa segunda aula vocês tenham aprendido bastante coisa do grande lutador que é TAKA Michinoku. Agora é só esperar pelas próximas aulas que ainda não tem tema definido e yadda yadda yadda. E é isso, tchau amiguinhos! =P

2 Comentários:

At 12:50 AM, dezembro 23, 2006, Anonymous Anônimo disse...

sempre gostei do Taka.. do gimmick dele.. do estilo.. de td...
ele é realmente bom...

mas na wwe, humpf... coitados dos lutadores.. seja japones, mexicano, cubano, americano, canadense, caribenho.. hum... ¬¬

 
At 6:35 AM, março 17, 2007, Anonymous Anônimo disse...

WOW WWE The Most Powerful World wrestling Entertainment for free, Geez this is cool!!!

 

Postar um comentário

<< Home