terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Puroresu for dummies - Parte 1

Aproveitando o início bombástico do blog, faço do meu primeiro post um guia pra quem deseja entrar no mundo do puroresu mas não sabe como. Quando se tá acostumado a assistir a WWE e TNA, ou ainda que você assista CZW, Ring of Honor e afins, o mundo da luta livre japonesa soa complicado e até, por que não, desnecessário. Afinal, "eu já tenho tudo que preciso de wrestling nos EUA", você pode pensar, mas é um esporte mais intrincado do que parece. A luta-livre americana é diferente da mexicana que é diferente da japonesa: cada país oferece um tipo único de entretenimento e atravessar a fronteira da luta americana - com a qual a maioria dos leitores começou e se viciou - é o próximo passo na jornada "luta-livrística".

Primeiro é bom esclarecer daonde vem o nome "puroresu". Nada mais é do que uma forma curta de "purofeshonaru resuringu" (traduzindo, "professional wrestling"), "puroresu" então é equivalente a "pro-wres". No Japão se acha todo estilo de luta. Das lutas cheias de pirotecnia e storylines à la novela das 8 (não muito diferente do que se acha nos EUA, principalmente na WWE), até pura porradaria que se assemelha ao vale-tudo. Dependendo do estilo que você prefere, certas federações podem ser recomendadas:

A Tríade
As três federações de maior renome no Japão hoje, cujas lutas são mais fáceis de achar.

NJPW (New Japan Pro-Wrestling) - Fundada por Antonio Inoki, tem muita variedade quanto ao tipo de luta. Dependendo da época se acha lutas influenciadas pela lucha-libre, pelo shoot-style que se aproxima do vale tudo, etc. Pode-se citar os clássicos entre Dynamite Kid e o primeiro Tiger Mask, Satoru Sayama, que envolviam wrestling técnico assim como golpes aéreos, isso em meados de 82. Alguns anos depois a divisão Jr. da NJPW ia com tudo, com lutadores como Jushin "Thunder" Liger, Shinjiro Ohtani, Ultimo Dragon, Great Sasuke e também gaijins como Black Tiger (Eddie Guerrero), Wild Pegasus/Pegasus Kid (Chris Benoit) e Lionheart (Chris Jericho), e o campeonato de cruiserweights anual, Super J-Cup, atraía milhares de fãs. Nessa época também reinava o Strong Style, estilo que envolvia lutas de forte impacto entre lutadores como Keiji Mutoh, Riki Choshu, Kensuke Sasaki, Satoshi Kojima, Shinya Hashimoto e Masahiro Chono, incluindo americanos como Scott Norton e até Hulk Hogan. Vale destacar os campeonatos anuais como o G1 Climax que levava ao delírio o público do Tokyo Dome. Atualmente, com a radical mudança no roster o estilo mudou bastante, se aproximando mais do "sports-entertainment" da WWE (portanto quem é fã da WWE pode começar a assistir por aqui que não vai se decepcionar). Hoje, além da brand principal foram criadas duas adicionais focando nos extremos da federação. A Lock-Up, visa a volta ao strong style de antigamente, enquanto a Wrestleland visa mais o entretenimento e storylines.

Lutas recomendadas:
Dynamite Kid vs Tiger Mask
Keiji Mutoh vs Masahiro Chono - Final do G1 Climax '91
Jushin "Thunder" Liger vs Ultimo Dragon - Semifinal Super J-Cup '95
Wild Pegasus & Shinjiro Ohtani vs Black Tiger & Great Sasuke - Final do Junior Tag Tournament


AJPW (All Japan Pro-Wrestling) - Fundada por Giant Baba, focava, até 1999/2000, em lutas de heavyweights em que a porradaria comia solta: o estilo chamado King's Road é repleto de cotoveladas e bicudas na cara. Entre os principais nomes da época pode-se citar Kenta Kobashi, Toshiaki Kawada, Mitsuharu Misawa e gaijins como Stan Hansen, "Dr. Death" Steve Williams e o conhecido do mundo ocidental Vader. Em 2000, Misawa & Cia. saíram da AJPW e formaram a Pro-Wrestling NOAH (próxima da lista). A partir daí a AJPW mudou, passando pra ela parte do pessoal que era da antiga NJPW como Satoshi Kojima e Keiji Mutoh, que passou a ser o presidente da federação. As lutas passaram a envolver outros estilos de luta e foi dada mais atenção aos hi-flyers.

Lutas recomendadas:
Mitsuharu Misawa vs Toshiaki Kawada - É tida como a melhor luta singles de todos os tempos
Kenta Kobashi vs Toshiaki Kawada
Mitsuharu Misawa vs Kenta Kobashi
Jumbo Tsuruta & Kenta Kobashi vs Stan Hansen & Tenryu


Pro-Wrestling NOAH - Formada por Mitsuharu Misawa após a saída dele (e de mais uma cambada) da AJPW, se baseia no estilo antigo da AJPW, apesar de dar espaço aos cruiserweights. Entre os nomes de destaque se encontram os veteranos vindos da AJPW Mitsuharu Misawa, Kenta Kobashi, Jun Akiyama, Akira Taue assim como a nova geração: KENTA, Naomichi Marufuji, Takeshi Morishima, Go Shiozaki, Takuma Sano, Yoshinobu Kanemaru, etc. Na NOAH se encontra wrestling sólido, sem muita importância pra storylines ou entradas.

Lutas recomendadas:
Kenta Kobashi vs Kensuke Sasaki
Kensuke Sasaki & Katsuhiko Nakajima vs Kenta Kobashi & Go Shiozaki
KENTA & Naomichi Marufuji vs Wild II (Takeshi Morishima & Takeshi Rikioh)
KENTA vs Naomichi Marufuji


-------------------------------

As Indies
Assim como nos EUA, há federações que se podem dizer independentes no Japão.

Pro-Wrestling ZERO1-MAX - Fundada em 2001 por Shinjiro Ohtani e Shinya Hashimoto, saídos da NJPW, faz o Strong Style da antiga NJPW com pitadas de shoot-style (que pode ser percebido em lutadores como Hirotaka Yokoi e o americano Tom Howard). Realiza todo ano torneios como o Fire Festival (de heavyweights) e o Tenka-Ichi Jr. Tournament (para os cruisers). Vários americanos conhecidos das indies passaram por lá, incluindo Low-Ki, Alex Shelley, Sonjay Dutt, Steve Corino e Samoa Joe.

Lutas recomendadas:
Shinya Hashimoto vs Masato Tanaka



Michinoku PRO, Osaka PRO, El Dorado, Dragon Gate, Toryumon - Todas federações que tem um estilo mais puxado pra Lucha Libre mexicana, com lutadores mascarados e ênfase nos golpes aéreos e lutadores hi-flyers. Entre os principais nomes pode-se citar, da Michinoku/Osaka: Great Sasuke, Super Delfin, Jinsei Shinzaki, TAKA Michinoku e gaijins como Curry Man (Christopher Daniels) e Jody Fleisch. Na El Dorado e Dragon Gate, federações de fundação recente, destacam-se Takuya Sugi, Milano Collection AT, CIMA, Dragon Kid e o americano Jack Evans.

Lutas recomendadas:
Team Do Fixer vs Team Blood Generation - Luta com o pessoal da Dragon Gate na Ring of Honor
Michinoku PRO Ten Men Tag - Kaientai Deluxe vs Delfin/Hamada/Tiger Mask 4/Naniwa/Yakushiji
Jack Evans vs. Genki Horiguchi vs. Akira Tozawa - Dragon Gate 3 Way Ladder Match


FMW (Frontier Martial-Arts Wrestling) - A federação que revolucionou o mundo da luta-live. Foi sei fundador, Atsushi Onita, quem introduziu entre outros aparatos o arame farpado e criou o que conhecemos hoje por deathmatches. Surgiu em 89 e introduziu as deathmatches em 91. Dessa época pode-se citar nomes que se tornaram ícones mundiais das deathmatches como Mr. Pogo, Mitsuhiro Matsunaga, Kintaro Kanemura, Tarzan Goto e o próprio Atsushi Onita. Em 95 Onita se aposentou, numa luta contra a lenda Hayabusa: uma jaula com arame farpado armado com bombas, em que bombas ao redor do ringue explodiriam depois de 15 minutos. Depois dessa luta, houve uma revolução na federação, que passou a se chamar Neo FMW, focando agora também em lutas hi-flying (além das deathmatches, que continuavam). Nomes importantes da época: Masato Tanaka, The Gladiator (Mike Awesome), Ricky Fuji, Mr. Gannosuke e a lenda Hayabusa, além da forte divisão feminina que também participava de deathmatches, daonde se destacam Combat Toyota, Shark Tsuchiya, Submiss Sato e principalmente Megumi Kudo. Em meados de 99, Shoichi Arai toma a presidência da federação, mudando completamente o estilo dela, se aproximando do "sports-entertainment" da WWE, o que causou a ruína da companhia. A FMA fez uma breve parceria com a americana ECW que resultou em feuds e lutas memoráveis.

Lutas recomendadas:
Megumi Kudo vs Combat Toyota - No Ropes Exploding Barbedwire Deathmatch (não se deixe enganar pelos nomes, apesar de serem mulheres essa é tida como uma das melhores dethmatches. Até hoje.)
Hayabuvs vs Atsushi Onita - Exploding Barbedwire Cage (a luta de aposentadoria do Onita)
Hayabusa & Hakushi vs Sabu & Rob Van Dam - Luta na ECW, do feud entre as feds
Terry Funk & Mr. Pogo vs Masato Tanaka & Hayabusa


BJW (Big Japan Pro Wrestling) - Também baseada em deathmatches, surgiu em 95, aproveitando o sucesso da FMW. Foi responsável pela inovação e criação de vários tipos de deathmatches como a Circus Net Deathmatch, e o uso de escorpiões, piranhas e cactus nas lutas. Em meados de 2000 entrou em um feud contra a indy americana CZW, que levou lutadores como Jun Kasai aos EUA e Nick Mondo ao Japão. Entre os nomes de destaque estão MEN's Teioh, Jun Kasai, Ryuji Ito, lutadores da extinta FMW como Kintaro Kanemura e BADBOY Hido, e americanos como Mad Man Pondo, 2 Tuff Tony e Necro Butcher.

Lutas recomendadas:
Mad Man Pondo vs Ryuji Ito - Circus High Tower Deathmatch
Ito & Sekimoto Vs Hido & Kanemura (Light Bulb Deathmatch)
Kintaro Kanemura vs Necro Butcher


HUSTLE - Federação que dá ênfase no humor nas lutas, com gimmicks e storylines ridículos, mas com lutas divertidas e de alta qualidade. Já passou por lá gente de todo lugar, desde luchadores até lutadores do PRIDE como Kevin Randleman e o brasileiro Gigante Silva.

Lutas recomendadas:
The HUSTLE Rangers vs. Dark Von Maestros and Frog Lesnar


-------------------------------

Finalizando, não existem SÓ essas federações, essas são só as principais pra se ter uma idéia de como é a luta livre do outro lado do mundo. Pra quem quer buscar mais lutas e informações, aí vai uma série de links:

www.theditch.us
- Lutas da época de ouro da NJPW, além de outras federações diversas.
www.theditch.com - Lutas da NOAH.
www.theditch.biz - Lutas da AJPW antiga.
Seção multimídia da FILL - Lutas e eventos de diversas federações, não só japonesas.

-------------------------------

Strong Style Spirit - Informações e notícias sobre a NJPW.
Green Destiny - Informações e notícias sobre a NOAH.
Shining Road - Informações e notícias sobre a AJPW.
DGUSA - Informações e notícias sobre feds como a Dragon Gate, El Dorado, Toryumon...
Pro Wrestling Title Histories - Site com informações acerca das trocas de título e história deles
Puroresu Central - Contém informações de roster, reviews de shows, vídeos de golpes, etc, a respeito de várias feds.
FMW World - Todo tipo de informações a respeito da FMW

-------------------------------

Bom, por hoje é só. Qualquer dúvida, é só perguntar no Fórum do Informativo da Luta Livre, sem dúvida o maior fórum de luta livre em português do mundo, o melhor lugar pra se tirar dúvidas e aprender.

1 Comentários:

At 8:46 AM, dezembro 20, 2006, Anonymous Anônimo disse...

Tudo muito bunitu, tudo muito explicativu, tudo muito joinha...

Meus paaaaaaaaaa-raaaaaaaaaaa-bééééééééééénsssssss!!!!

 

Postar um comentário

<< Home