quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Wrestling animado parte 3 - Tiger Mask

Continuando a série de posts sobre wrestlers baseados em personagens de desenho animado, dessa vez vou falar sobre o mais famoso e conhecido das crianças: Tiger Mask. Tudo começou em 1968 com um mangá que logo virou anime no ano seguinte. Tanto no mangá quanto no anime, Tiger Mask é um lutador heel que luta nos EUA, temido pelos adversários pela agressividade e crueldade no ringue. Quando ele volta pro Japão, conhece um garoto - que mora no mesmo orfanato que Tiger Mask morava durante sua infância - que é seu fã e que lhe diz que quando crescer quer ser um vilão assim como ele. Não querendo que o garoto idolatre um vilão, ele decide virar face e se tornar um lutador herói. Segue aí algumas cenas do anime:





Apesar do ambiente do anime ser fictício vários lutadores reais como Antonio Inoki e Giant Baba apareceram no anime. Bom, o anime acabou em 1971, mas continuou sendo transmitido porque era extremamente popular, principalmente entre as crianças. Foi então que em 1981 o pessoal da New Japan Pro Wrestling decidiu trazer o personagem aos ringues reais, dando o gimmick de Tiger Mask ao lutador Satoru Sayama, iniciando então um legado que passa de geração a geração.

Satoru Sayama como o primeiro Tiger Mask, também chamado de "Original Tiger Mask".

Sayama misturava um estilo voador com chutes e submissões de MMA, o que deu ao gimmick um estilo único, o tornando talvez o mais rápido e ágil de todos os lutadores que usaram a máscara. Em 1983 ele abandonou o gimmick e foi lutar MMA, cansado com a política e a burocracia por trás da luta livre. Os direitos do personagem foram comprados pela All Japan Pro Wrestling, e o gimmick foi passado a Mitsuharu Misawa:

Mitsuharu Misawa, o Tiger Mask II.

Misawa era mais pesado e menos ágil que Sayama, mas ainda assim digno da máscara. Foi o único dos quatro Tiger Mask a passar a divisão lightweight para a de heavyweights e feudar contra os grandões como Jumbo Tsuruta e Genichiro Tenryu. Em 1990 ele abandonou o gimmick e seguiu lutando sem máscara. Depois disso a licensa do personagem volta a NJPW e quem assume a máscara é Koji Kanemoto.

Koji Kanemoto, lutando sob o gimmick de Tiger Mask III.

O Kanemoto tinha tudo pra continuar o sucesso do gimmick, inclusive o atleticismo e agilidade que colocariam o gimmick de volta na trilha deixada pelo Sayama, se no mesmo momento não estivesse reinando na federação um outro figura, coincidentemente comentado no último post dessa série. Jushin "Thunder" Liger. O sucesso do Liger na época ofuscou o brilho do gimmick Tiger Mask, e o legado da terceira geração do gimmick acabou em 1994 quando Kanemoto perdeu a máscara e o gimmick numa luta "Mask vs Mask" (em que o vencedor perde a máscara) justamente contra Jushin Liger.

Kanemoto após perder a máscara para Jushin Liger, em 1994.

Em 1995 surge a quarta e atual geração do gimmick. Tiger Mask IV, cujo nome verdadeiro permanece até hoje um mistério (10 anos depois da sua estréia), foi treinado pelo próprio Satoru Sayama, o Tiger Mask original. Começou na Michinoku Pro mas faz parte da NJPW desde 2001 e é tido como o principal candidato a tomar o lugar do Jushin Liger (que tá começando a sentir os sinais da idade) como o principal lutador da divisão lightweight da NJPW.

Tiger Mask IV, o atual, aplicando um Tiger Suplex. (Clique para ampliar)

Fato curioso é que um antigo lutador da AJPW, Samson Kutsuwada, usou o gimmick antes mesmo de Satoru Sayama na Coréia, quando desenho era popular por lá. Mas por ser um heel e não usar o personagem no Japão, Sayama é tido até hoje como o Tiger Mask Original.

Outro fato é o personagem King da série de jogos de luta Tekken, que é obviamente inspirado pelo personagem, tanto no visual (mesmas cores, azul e amarelo; a máscara de tigre) quando na história (ambos lutam em prol de um orfanato), sem falar que ambos lutam luta-livre.


King, da série de jogos Tekken, da Namco. (Clique para ampliar)

Bom, chega de tigre por hoje, acho que deu pra falar bastante sobre a origem desse gimmick que diverte gerações de fãs há mais de 20 anos. Esse era pra ser o último post da série, mas acho que tem mais material pra continuar, então aguardem a parte 4! Peguem as lutas recomendadas aí em baixo, vale a pena.

1 Comentários:

At 11:01 AM, janeiro 08, 2007, Anonymous Anônimo disse...

gostei mto da historia e sempre achei esse gimmick bacana..

se eu tivesse físico bom.. a academia estivesse ativa pra treinar, e tivesse dinheiro pra fazer uma roupa bem feita.. eu até arriscava ser o "Brazilian Tiger Mask"..

mas as coisas aki funfam diferente e eu ia ser conhecido como "tigresa" na primeira luta q eu aparece-se...

entaum melhor deixar isso pra la ^^

 

Postar um comentário

<< Home